quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cap 2 - ESTUDOS EM JOÃO

A PRIMEIRA DIVISÃO DO LIVRO - JOÃO 1:1-34

O PRÓLOGO

Primeiramente vamos notar quatro nomes do Senhor Jesus Cristo que João deu no Prólogo que chamam a nossa atenção. 1. O Verbo. (1-3) 2. A Vida. (4) 3. A Luz. (4-10) 4. O Filho. (34) Dois destes nomes (o Verbo e o Filho) falam do relacionamento que Jesus tem para com seu Pai. Os outros dois (A Vida e a Luz) falam do relacionamento que Jesus tem para com os homens.
Jesus Cristo é o Verbo. Ele é a Palavra de Deus ou Quem fala expressando e revelando Deus para os homens eternamente. Antes da criação do universo e do homem e tudo que há Jesus Cristo era e é o Verbo (a palavra de Deus). Não diz desde o princípio, mas no princípio, mostrando a sua preexistência e eternidade. Ele estava com Deus no princípio, mas também era Deus no princípio. Jesus Cristo é essencial, eterna e verdadeiramente Deus.
Jesus Cristo é o Filho de Deus. O Pai Eterno somente pode ter Filho Eterno. Como o Pai não tem princípio nem fim de dias, também o Filho não tem princípio nem fim. A Paternidade Eterna de Deus significa a Filiação Eterna do Filho de Deus.
Jesus Cristo é a Vida. Toda vida vem dEle, procede dEle. A vida física, espiritual e eternal. Se lembra da criação do universo em Gênesis 1?
Jesus Cristo é a Luz. Sem Jesus Cristo não há luz, mas somente trevas. É só Jesus Cristo que pode dar a luz do Evangelho e nos tirar das trevas para a luz maravilhosa de Deus. De novo, se lembra da criação em Gênesis 1?
Outros quatro nomes de Jesus Cristo que chamam a nossa atenção em João o primeiro capítulo. 1. O Cordeiro de Deus. (18) 2. O Messias. (41) 3. O Rei. (49) 4. O Filho do Homem. (51)
Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus imaculado e incontaminado que deu a sua vida para salvar o seu povo dos seus pecados.
Jesus Cristo é o Messias prometido por Deus do Velho Testamento que nasceu de uma virgem para ser o Salvador. Ele é "Deus conosco".
Jesus Cristo é o Rei de Israel que um dia reinará como o Rei dos reis aqui na terra com Israel durante mil anos pessoal, literal e visivelmente.
Jesus Cristo é o Filho do homem que é o único mediador entre Deus e os homens. Jesus Cristo era tanto homem quanto Deus, e tanto Deus quanto homem. Só assim podia ser o Salvador.
O Prólogo do Livro de João. 1:1-18.
1. A Divindade e a Encarnação de Jesus Cristo.1:1-4.
O livro começa logo dizendo que Jesus Cristo é o eterno Deus (Jeová), o Filho de Deus. Vamos observar algumas verdades ensinadas nos versículos 1-5.
O nome Verbo. "Verbo" significa Palavra. Jesus Cristo é a Palavra de Deus. Ele é o comunicador e/ou o revelador da verdade divina, ou a Palavra de Deus. Jesus Cristo é a Palavra de Deus personificada. Observa João 14:6, I João 5:7 e Ap. 19:13. Os judeus antigos do Velho Testamento usaram este termo (Verbo ou Palavra) para referir ao Messias. Por isso, os judeus entenderam o que foi falado com este termo "Verbo".
O Verbo era no princípio. Quando a Bíblia fala "o princípio" no versículo 1, fala sobre o princípio da criação do universo por Deus (Gn. 1:1). Isto mostra a existência de Jesus Cristo antes da sua encarnação, a existência eterna dele.
O Verbo estava com Deus. O Filho e O Pai são duas pessoas distintas, diferentes, e inconfundíveis. Eles estavam juntos, mas separados.
O Verbo era Deus. Jesus Cristo é Deus em todas as maneiras. Deus o Pai e Deus o Filho são iguais e um só Deus. É a verdade porque a Bíblia diz que é, mas é uma verdade que ao homem é impossível entender.
O versículo dois reforça a verdade ensinada no primeiro versículo. Jesus Cristo é o Filho eterno de Deus, não só uma idéia ou pensamento na mente de Pai que existiu na eternidade toda junto ao Pai.
Jesus Cristo é criador de tudo que há (v. 3). Não pela evolução nem chance, mas pela Palavra (Verbo eterno) de Deus. Este versículo identifica Jesus como sendo Deus (Gn. 1:1-3). Nota que o Deus Triúno é quem criou o universo. É só Deus que pode criar.
Nele estava a vida. Jesus Cristo tem vida em Si. Ele não recebeu-a de outro. Ele é a fonte e doador e sustentador de toda vida. Jesus Cristo é a fonte, doador e sustentador de todo tipo de vida; física (humana, vegetal e animal), espiritual e eterna.
A vida era a luz dos homens. "A vida" é outro nome para Jesus Cristo. Então diz que Jesus Cristo é a luz do mundo. Sem Ele não há luz. A luz de Jesus Cristo está brilhando no mundo, é só que o homem natural não tem a capacidade de vê-la.
A luz resplandece nas trevas. "A luz" é outro nome para Jesus Cristo também. Em I João 1:5 diz que Deus é luz. Então é outra prova que Jesus é Deus. Esta luz resplandeceu nas trevas, mas as trevas não perceberam a luz. Fala do mundo que não pode ver "O Sol da justiça" (Jesus Cristo, Mal. 4:2) apesar do fato que está brilhando fortemente, porque o mundo está cego espiritualmente. O problema não é com a luz, mas sim com o homem que está cego total e espiritualmente. A luz faz duas coisas: mostra a cegueira espiritual humana porque o homem não vê a luz; e revela todo defeito, falha e pecado que o pecador tem. A luz é boa, é o homem que é ruim.
2. João o Batista. 1:6-14.
Estes versículos falam sobre o ministério de João o Batista, que era o precursor do Messias Jesus. Nota algumas verdades ensinadas nestes versículos.
João foi enviado para ser o precursor de Cristo (Messias). Foi profetizado no Velho Testamento que João ia fazer isto (Isa. 40:3, Mal. 3:1). João o Batista veio para ser testemunha, para testificar da "luz Jesus Cristo". João não era a luz, mas somente a testemunha da luz. João veio para preparar um povo para o Senhor Jesus Cristo usar para estabelecer e organizar a sua primeira igreja em Jerusalém (Lc. 1:17). João fez isto pregando o Evangelho e batizando os convertidos. Foi por isso que Deus enviou João. Deus autorizou João para anunciar o Messias e batizar os convertidos. Jesus honrou esta autoridade quando foi batizado por João, e também quando usou os convertidos e batizados de João para formar a sua primeira igreja. Todos os Apóstolos e Jesus Cristo mesmo foram batizados por João, e Jesus Cristo fundou a sua igreja com o batismo e os batizados de João. É só este batismo que é autorizado por Deus, e é só uma igreja batista novo testamentária que pode administrá-lo, porque é só ela que tem o batismo autorizado por Deus. Nota também o nome de João no versículo 6. Deus deu para ele o nome de João (Lc. 1:13). João foi chamado "o batista" porque ele foi um batista e o primeiro batista. Na língua grega o nome dele tem o artigo definido "o". Ele foi reconhecido não somente como João Batista, mas como João o Batista.
João o Batista não foi "a luz" nem o Messias, mas ele foi enviado para anunciar e testificar da luz e do Messias. Ele era a "voz do que clama no deserto". Mt. 3:3.
Versículos 9-14 dão algumas verdades sobre "a Luz Verdadeira" (Jesus Cristo) que João o Batista veio para anunciar. Vamos observá-las.
"A Luz Verdadeira" alumia (ilumina) a todo o homem que vem ao mundo. Em qual sentido esta é a verdade? Todo homem tem recebido a luz do Evangelho desde o princípio do mundo ou desde os dias do Senhor Jesus Cristo? Claro que não é assim! Muitos tem nascido e morrido sem ouvir a pregação do Evangelho e/ou nem tem visto uma Bíblia. Então a verdade ensinada neste versículo é mal-entendido pela maioria dos cristãos. A palavra iluminar (alumiar) significa iluminar como uma lâmpada ilumina um quarto. Iluminar é a mesma palavra "iluminado" em Ap. 21:23-24. O homem cego que está assentado neste quarto iluminado por uma lâmpada bem forte não vê a luz, porque está cego. Mas a culpa não é da lâmpada, é do homem que está cego. Mas, a lâmpada que o homem cego não vê, está revelando ele em todos os seus defeitos e falhas. Jesus Cristo, a Luz Verdadeira, está iluminando todo o homem neste sentido. O pecador não vê a luz maravilhosa de Cristo, mas a Luz Verdadeira está revelando seu pecado em toda a sua perversidade.
Jesus Cristo se fez carne para habitar no mundo que Ele mesmo criou. Mas, os habitantes deste mundo não O conheceram como sendo o Filho eterno de Deus. Nota que a palavra "mundo" é usado em três maneiras diferentes neste versículo (10). Primeiramente é o mundo habitado, segundamente é o universo que Ele criou, e terceiramente é os habitantes da terra. Muitos dizem que a palavra "mundo" sempre significa toda pessoa da terra, ou que tem sempre o mesmo significado na Bíblia, mas não é. Tem que determinar o significado pelo contexto bíblico. A palavra "mundo" sempre não significa "todos" nem "todo o mundo", as vezes tem um significado limitado. Veja Lc. 2:1, At. 17:6, Rm. 1:8, I João 5:19, Ap. 12:9, 13:3. Como também no versículo 29 deste capítulo. A palavra "mundo" no v. 29 não pode significar todas as pessoas de todos os tempos do mundo, porque Jesus mesmo disse que ele deu "a sua vida pelas ovelhas" (João 10:11), e que o seu sangue foi "derramado por muitos", nem todos (Mt. 26:28). O mundo no v. 29 fala sobre todo tipo de pessoa que há no mundo como diz em Ap. 5:9.
Versículo 11 diz que Jesus veio para o seu próprio povo, os judeus que foram prometidos o Messias, mas nem eles receberam-O como o Salvador e Filho de Deus. Mas, eram algumas pessoas que receberam o Senhor Jesus Cristo como o seu Salvador (v. 12). Eles são aqueles que se tornaram os seus filhos pela fé. Somente os salvos são os filhos de Deus verdadeiramente. Pela autoridade de Deus (poder significa no versículo 12 autoridade), os salvos são os filhos de Deus. Estes eleitos de Deus nascem na família de Deus pela fé no Salvador Jesus Cristo. Versículo 13 diz como é que estes eleitos nascem na família de Deus espiritualmente. Não nascem do sangue que é da descendência familiar, nem da vontade que o homem pode criar em si mesmo, nem da vontade que o homem pode criar nos outros. Porque o homem está morto espiritualmente em ofensas e pecado e não pode dar esta vida espiritual para nascer na família de Deus. Este nascimento espiritual vem de Deus. Deus dá a vida espiritual para nascer na família dEle e se tornar filho dEle. "A salvação vem do Senhor". O Verbo se fez carne e habitou entre os homens para que pudesse ser o Salvador do seu povo (v. 14). Este Deus-Homem foi visto pelos homens. Os homens viram a sua vida que estava cheia de graça e verdade.
3. O Testemunho de João o Batista. 1:15-34.
O Testemunho de João o Batista sobre Jesus Cristo. v. 15-18.
V. 15. João o Batista disse que Jesus veio depois dele porque João nasceu seis meses antes do Senhor Jesus Cristo (Lc. 1:36) e começou o seu ministério de anunciar (ser o precursor de Jesus Cristo) o Messias antes que Jesus começou o seu ministério público. João qualificou isto dizendo que Jesus era maior do que ele e foi primeiro do que ele. Isto fala do fato que Jesus é preeminente e eterno.
V. 16. João falou que ele e os outros convertidos tinham recebidos da plenitude de Deus a vida eterna pela sua graça. Nota que diz em Col. 1:19 e 2:9 que toda a plenitude da divindade habita nele corporalmente. A salvação que temos em Cristo é pela graça. João falou graça por graça que significa muita graça. Para salvar um pecador precisa de muita graça da parte de Deus.
V. 17. Jesus Cristo fez uma coisa que a lei de Deus dada a Moisés não podia fazer, salvar do pecado. A lei de Deus não pode mostrar graça, só pode condenar o pecador justamente. Mas Jesus Cristo cumpriu a lei e por isso pode salvar pela graça. Esta é uma grande verdade que Jesus revelou para nós.
V. 18. Ninguém tem visto Deus o Pai. Mas não é necessário, porque Jesus Cristo tem um conhecimento íntimo do Pai, e Ele revelou o Pai para nós. "Eu e o Pai somos um", João 10:30. "Quem me vê a mim vê o Pai", João 14:9.
O Testemunho de João o Batista sobre si. v. 19-28. Quando os judeus perguntaram João a sua identidade, ele falou logo e bem claro que não era o Cristo, mas somente o servo dele. Os judeus fizeram ainda mais perguntas sobre a sua identidade. Eles perguntaram, "És tu Elias"? Veja Mal. 4:5-6, Mt. 17:11-13, Lc. 1:17. João o Batista não era Elias, somente veio no poder e espírito dele, cumprindo em parte esta profecia. Os judeus também perguntaram se fosse um profeta. Mas, qual profeta? Parece estavam perguntando sobre o profeta profetizado por Moisés. Veja Dt. 18:15. João disse que não era aquele profeta. Os judeus então perguntaram de novo, "Quem é"? João respondeu imediatamente que era aquele que foi profetizado por Isaías (40:3). João era o precursor do Senhor Jesus Cristo. Ainda outra vez os judeus enviados de Jerusalém fizeram uma pergunta. Porque João batizou sendo que não foi Elias nem aquele profeta profetizado por Moisés. João agora pregou Cristo Jesus a eles (v. 26-29). João falou que Jesus Cristo é maior do que todos (inclusive ele) e o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Nota que João assumiu a sua posição certa de ser um servo de Cristo indigno, mas com uma voz para anunciar as grandezas da salvação em Cristo Jesus.
João o Batista fala sobre a identidade do Senhor Jesus Cristo. v. 29-34. No dia seguinte, depois do dia que falou com os judeus, João chamou a atenção do povo para Jesus Cristo que ia passando e disse, "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Os judeus estavam esperando e querendo um Grande Profeta e Rei que ia livrá-los de todos os seus inimigos terrestres. Mas, eles precisavam mesmo um sacrifício pelo pecado, um salvador. Foi isto mesmo que João pregou. Foi por isso que Jesus veio a primeira vez, para ser o cordeiro de Deus imaculado, incontaminado, voluntário, manso e o cumprimento de toda a lei do tabernáculo e do templo. É só este sacrifício (Jesus Cristo sacrificado) que pode tirar o pecado do homem.
Pela terceira vez nos v. 30-31 João diz que Jesus é maior que ele. João disse porque batizou, para que Jesus "fosse manifestado a Israel" (v. 31); e pela autoridade que batizou, "Deus o mandou batizar" (v. 33). Mostra a razão porque o salvo se batiza, para pregar que Cristo é o Salvador e a sua fé nele. João disse que batizou Jesus e que Deus deu para ele um sinal que Jesus era o Filho de Deus. Qual foi? O Espírito que desceu e repousou sobre ele. Jesus Cristo começou seu ministério público com batismo e o Espírito Santo sobre ele para autorizar e dar poder no seu trabalho. É Jesus também que batiza no Espírito Santo. Esta é outra prova da sua divindade, quem batiza no Espírito Santo senão Deus? Quando foi que Jesus fez isto? Foi no dia de Pentecostes quando ele batizou a sua igreja verdadeira no Espírito Santo dando poder e autenticidade para fazer a sua obra. Veja Mt. 3:11 e At. 2:4. De verdade "este é o Filho de Deus" (v. 34).

Autor: David Alfred Zuhars, Jr.Pastor David ZuharsPRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM DAS OLIVEIRASRua Dr. João Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE